Saber distinguir as Marcas no Ouro Português e as 3 Marcas no Ouro
O que significa as 3 marcas no ouro Português?
As marcas de contrastaria são pequenos punções apensos aos diferentes artefactos, para dar garantias do tipo e qualidade do material, e podem ser observadas através de uma lupa.
No caso de possuir uma câmara com lente macro, pode tentar tirar uma foto. Existem telemóveis com essa capacidade.
Uma artefacto em metal precioso está legalmente marcado, quando possui a Marca de Responsabilidade – a Marca de Fabrico (ou equivalente), e a Marca de Contrastaria (Casa da Moeda).
Marcas de Responsabilidade
São colocadas nas diferentes peças e artefactos contendo metal precioso. Essas marcas são compostas por uma gravura, possuindo um desenho único e exclusivo, e uma letra, representando a empresa ou operador. A marca serve para identificar qual a entidade responsável pela introdução da peça no mercado.
Marca de Contrastaria - marcas no ouro
Em Portugal a Casa da Moeda – Contrastaria, é responsável por avaliar e marcar as peças de metal precioso, designadamente Platina, Ouro, Prata e o Paládio.
As marcas são usualmente um desenho com numeração árabe, que serve para designar qual a qualidade do toque da peça, em permilagem.
Exemplo: Ouro – cabeça de carneiro voltado para a esquerda para os toques de 999, 916 e 800, e a cabeça de carneiro voltado para a direita para os toques de 750, 585 e 375.
Podemos encontrar peças compostas por vários materiais. Existem peças compostas por Prata e Ouro, ou composta por Metal e Prata, ou peças em Plaque (folheadas).
Se a peça possuir mais do que um material tem de ser marcada com os contrastes referentes a cada um dos diferentes materiais. No caso de uma aliança com Prata e Ouro, a mesma terá 3 marcas ou contrastes – uma da prata, uma do ouro e por fim a marca de responsabilidade do fabricante. Como no caso da imagem, se peça possuir mais de 2 gramas de prata e 0,5 grama do ouro, será contrastada com ambas as marcas.
Uma peça com partes de metal tem de estar marcada com essa designação (M ou Metal) e o mesmo para peças com plaque.
Quantas marcas tem o ouro branco?
Hoje em dia, o ouro branco tem no mínimo 2 marcas. A marca do fabricante e a marca de contrastaria, indicando a qualidade do ouro.
O ouro branco, chegou a ter marcas distintas do ouro amarelo, embora tivesse a mesma qualidade e quantidade de ouro que o amarelo, a sua liga é diferente. É a liga que permite dar uma tonalidade distinta e diferenciada. Veja a razão das peças de ouro possuírem diferentes tonalidades.
No séc. XX eram apostas contrastes de marcas distintas, para o Ouro Branco, para as Jóias e para as Peças Compostas de Prata e de Ouro.
Na imagem esquerda abaixo, vemos 3 marcas no ouro branco, uma do fabricante, outra para o ouro branco, (uma Formiga) e terceira marca, uma cabeça de galo, para marcação como jóia.
Na imagem da direita temos um anel de ouro com a marcação da cabeça de dragão e II em numeração romana. É Ouro Português de 19,2 Quilates fabricado entre 1887 a 1937.
As marcas da Contrastaria são modificadas ao longo dos tempos.
Como verificar as marcas?
A existência das marcas de contrastaria, é a “garantia” dada ao consumidor, da qualidade da peça. As peças sem as marcas de contrastaria, vão ter muito pouco valor no mercado, visto ter em falta a garantia de uma entidade independente. Esse tipo de peças só pode ser vendida no retalho, se solicitado uma marcação. Em algumas alianças, devido à sua maior qualidade de ouro (ex. ouro Português), ao passar de muitos anos de uso, têm tendência a esvanecer (gastar) a marca – mas ainda se entende que ela existiu.
Verifique se a sua peça têm as marcas e o qual o símbolo que possui. Notar que peças de ouro não perdem a cor. Se notar descoloração em áreas de maior desgaste, poderá significar que tem uma peça de cor amarela e não de ouro.
Se não conseguir verificar, temos disponível, nas nossas agências, lupa e os quadros com os diferentes contrastes, para que possa verificar. Se preferir pode pedir-nos ajuda.
Marcas Comuns de Controlo
Portugal é desde 1982, membro da convenção sobre o controlo e marcação de artefactos preciosos. Nesta convenção é acordado a colocação e uso da Marca Comum de Controlo. Essa marcação facilita o comercio internacional de artefactos preciosos. Dessa forma os Países membros da convenção, podem exportar, artefactos de metal precioso, para outros países membros sem mais formalidades. Essas marcas tem o mesmo estatuto legal que as marcas oficiais nacionais.
Nem todas as marcas são de metal precioso
Existem empresas que desenham e fabricam artefactos que não são fabricados em metal precioso, e colocam símbolos que são similares às marcas. Esses símbolos não são feitas pela contrastaria ou congéneres, e levam o consumidor ao equívoco.
Nem tudo o que reluz é ouro. Por vezes essas peças podem ser banhadas ou mesmo só possuir cor similar aos metais preciosos.
Consegue perceber se é a marca do ouro verdadeiro? Tente verificar com uma lupa ou mesmo com uma lente macro. Todas as empresas que trabalham com metal precioso, obrigatoriamente, devem dar acesso a uma lupa e ao quadro com as “Marcas Legais das Contrastarias Portuguesas”, bem como acesso à lista de Avaliadores Oficiais, a quem o solicite.
A Casa da Moeda – Contrastaria fez campanhas de sensibilização, no entanto é notório, que o consumidor continua com muitas dúvidas e desconhecimento sobre este tipo de informação.
Consegue ver a marca que tem a sua peça?
Consegue ver a marca que tem a sua peça? A cabeça de um coelho virado para a esquerda e diz 925, corresponde a material com liga de prata de 925 permilagem e fabricado a partir de 2021.
Se a marca na sua peça de ouro for de um veado e diz 800, corresponde a material com liga de ouro de 800 permilagem (19,2 quilates) e foi fabricada entre 1985 e 2020.
Uma marca numa peça em ouro branco tem uma formiga, corresponde a material de liga de ouro com 800 permilagem (19,2 quilates) e foi fabricada entre 1938 e 1984.
A sua peça tem 3 marcas? e sabe o que significa 3 marcas no ouro? uma das marcas é um Galo? É um escaravelho? ou uma andorinha com números?
Seja curioso e tente comparar com os quadros da contrastaria (ver acima), e entenda as diferentes marcas legais.
Já dissemos, e voltamos a estender o convite, se estiver com dúvidas, sempre pode passar na nossa agência, para que possamos ajudar a verificar.
Vamos pagar acima da média, visto trabalharmos com menores margens de lucro e sem intermediários.
E estas marcas abaixo, consegue verificar o que são? Consegue entender que existe peças com diferentes qualidades? e prata dourada? e ouro branco? e cada qual tem a sua qualidade e beleza.
Visite-nos para uma avaliação para venda gratuita. Não compramos Paládio ou Platina.
Se precisa vender Ouro pagamos em Dinheiro na Hora, visite as nossas agências na Amadora, em Almada , Benfica e Moscavide – Avaliação para venda é gratuita. Com bastante estacionamento e vários transportes perto.