Diferentes tonalidades no ouro, representa diferentes qualidades?
As diferentes tonalidades do ouro, são obtidas através de ligas de ouro puro e outros metais. A qualidade do ouro, corresponde à permilagem de ouro puro em cada liga.
Ao misturar 1 parte de Prata e 1 parte de Cobre a 8 partes de Ouro, o artesão/fabricante irá obter uma peça em Ouro Amarelo. Essa é a sua tonalidade tradicional.
Se for adicionado uma (reduzida) porção de Cádmio o artista/fabricante irá criar uma peça com tonalidades de verde.
As peças de ouro, tradicionalmente são marcadas em permilagem ou quilates. Em Portugal, o tradicional é o ouro 800 permilagem ou 19.2 quilates. Se for adicionado 200 partes de cobre por cada mil de ouro puro, irá ser criada uma peça com tonalidade avermelhada. Pode ficar com uma tonalidade mais Rosa ao “clarear” o vermelho com uma porção de 20 a 25 por cada mil de Prata.
Exemplo de diferentes tonalidades de Ouro
Estas tonalidades são sempre uma seleção do artista e/ou coleção. Ao desenhar a peça e a coleção de jóias, e juntando um metal “branco”, como o Níquel, ou Prata ou Paládio, o artista faz com que o Ouro possua os mesmos 800 de permilagem na sua qualidade mas fique “prateado”, e se chame de “Ouro Branco”. O ouro branco chegou a possuir marca de contrastaria distinto. Saiba como Distinguir as Marcas no Ouro Português.
Percebemos que pode existir um leque variado de tonalidades no Ouro, sempre em função dos diferentes metais que são misturados ao Ouro. Basta recordar as cores primárias e as tonalidades obtidas quando misturadas entre si.
A possibilidade de criação artística é que é a única responsável pela limitação, pois hoje em dia, em peças de coleções mais arrojadas, encontramos peças com ouro negro, violeta, rosa, entre outras cores.
A qualidade do Ouro não é influenciada pela sua tonalidade. A quantidade de Ouro puro (a permilagem), em cada peça, é o que representa a qualidade em Ouro.
As peças tem valor em função, da qualidade e peso em Ouro puro, do criador/responsável pelo desenvolvimento, pelo desenho, além do artista que fez a peça.
Visite-nos para uma avaliação para venda gratuita. Não compramos Paládio ou Platina.
Se precisa vender Ouro pagamos em Dinheiro na Hora, visite as nossas agências na Amadora, em Almada, Benfica e Moscavide – Avaliação para venda é gratuita. Com bastante estacionamento e vários transportes perto.